Quinze pessoas são presas em nova fase da operação contra golpe do “falso consórcio” em Salvador


A Polícia Civil da Bahia prendeu, na tarde de terça-feira (1º), quinze pessoas suspeitas de integrar uma quadrilha especializada em aplicar o golpe do “falso consórcio” de imóveis em Salvador. A ação faz parte da terceira fase da Operação Falso Consórcio, coordenada pela Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon).

Entre os detidos estão 11 mulheres e 4 homens, flagrados em atividade criminosa dentro de um centro empresarial na região do Iguatemi. As investigações apontam que eles continuavam oferecendo planos de consórcio fraudulentos, prometendo contemplação imediata e vantagens inexistentes para atrair vítimas.

De acordo com o delegado Thiago Costa, responsável pelo caso, o grupo mantinha empresas de fachada e usava publicidade enganosa, inclusive em anúncios na internet, para convencer os consumidores a fechar negócio. “Eles mostram fotos de imóveis meramente ilustrativas, muitas vezes de imóveis que nem existem”, explicou.

Durante a operação, também foram apreendidos 15 celulares e 10 notebooks usados na execução do golpe. Conforme a polícia, todos os presos foram autuados em flagrante por estelionato, publicidade enganosa, lavagem de dinheiro e associação criminosa, permanecendo à disposição da Justiça.

Nas fases anteriores da operação, outras dezenas de pessoas já haviam sido presas. Os prejuízos às vítimas somam milhões de reais, segundo as investigações. A Polícia Civil continua o trabalho para localizar outros envolvidos e identificar novas vítimas.

Fonte:g1 Bahia