Estado, Incra e lideranças do MST na Bahia alinham políticas para fortalecer assentamentos rurais até 2026

Moradores de assentamentos rurais do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) estiveram no gabinete oficial do governador Jerônimo Rodrigues, em Salvador, nesta quarta-feira (16), para dialogar sobre políticas públicas para comunidades rurais do MST. Durante a reunião, foram apresentadas parte das tratativas do movimento social com as secretarias estaduais e com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), também representado no encontro.
O secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Osni Cardoso, afirmou que a reunião representou uma articulação do Governo do Estado com o Governo Federal para atender as demandas mais importantes para o bem-estar das famílias que vivem da agricultura nos assentamentos.
“Eles trouxeram uma pauta diversa: de saúde, educação, acesso à água. Já temos atendido a algumas dessas demandas. Pela SDR, já entregamos equipamentos, estamos no diálogo com o Incra, destravando, inclusive, terras que são do Estado, que podem ir para a reforma agrária, para tirar as pessoas de acampamentos e dar dignidade a elas. A gente sai dessa reunião com um grande saldo”, concluiu.
Na ocasião, foram apresentadas, em contrapartida, algumas respostas do governo baiano às necessidades apontadas pelos assentados. Até 2026, estão previstos investimentos nas áreas do desenvolvimento rural, saúde, segurança alimentar e acesso à água. Entre maio e dezembro deste ano, serão distribuídos para os assentamentos:
1,5 mil quilos de sementes de milho e feijão crioulos
15 mil mudas de espécies nativas e frutíferas da caatinga
100 mil raquetes de palma forrageira
Essas ações serão realizadas por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Representando a direção nacional do MST na Bahia, Eliane Oliveira destacou a importância das respostas das secretarias estaduais:
“Para nós, do MST, trazem grandes expectativas de cumprimento das nossas pautas, tanto a nível federal, quanto a nível estadual. A gente sai daqui com o peito cheio de esperança, com algumas pautas sendo cumpridas, do que a gente já vinha dialogando com o Estado para a nossa companheirada no campo”, celebrou.
Por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), a SDR também entregará equipamentos como:
Tratores
Roçadeiras
Plantadeiras
Veículos
Kits de irrigação
Caixas d’água
Essas ações integram as políticas para o campo, que atendem também comunidades quilombolas e de fundos e fechos de pasto. Só para assentamentos do MST, no último ano, foram entregues:
12 tratores
12 kits para Unidades Básicas de Saúde (UBS)
Instalação de oito poços artesianos
17 farinheiras móveis
40 kits de irrigação
Para a área de infraestrutura viária, estão previstas obras de pavimentação para facilitar o escoamento da produção agrícola dos assentados. Na área da educação, serão construídas escolas do campo em sete municípios onde há assentamentos do MST. Já em Salvador, a Secretaria de Cultura (Secult-BA) lidera a entrega de um novo espaço para o Armazém do Campo, que atualmente funciona em uma área menor, no Pelourinho.
O presidente do Incra, Cesar Aldrighi, destacou a parceria com o Estado para garantir o acesso à terra com infraestrutura básica planejada:
“A gente teve um momento com o governador mais cedo, onde tratamos de algumas diretrizes de atuação conjunta para garantir o acesso à terra. Nós vislumbramos uma série de parcerias, como recursos de crédito e instalação, e o Governo do Estado vai nos ajudar muito a fazer essas políticas chegarem aos assentamentos”, pontuou.
Fonte: Governo do Estado da Bahia – SECOM – Secretaria de Comunicação Social
Repórter: Milena Fahel / GOVBA
Link: www.bahia.ba.gov.br