Apenas seis cursos de medicina têm nota máxima no Enade; Cinco estão no estado de São Paulo e um em Minas Gerais



Dos 309 cursos de medicina avaliados pelo Ministério da Educação via Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), aplicado em 2023, apenas seis obtiveram nota 5, o mais alto conceito do exame. Os resultados foram divulgados nesta sexta-feira (11).

Entre os cursos com nota máxima, cinco estão localizados no estado de São Paulo e um em Minas Gerais. Destes, apenas um é de instituição pública. Veja a lista:

Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) – Pública

Universidade do Oeste Paulista (Unoeste/SP) – Privada

Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP/SP) – Privada

Centro Universitário Governador Ozanam Coelho (UNIFAGOC/MG) – Privada

Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein (FICSAE/SP) – Privada

Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium (UniSalesiano/SP) – Privada


Conceitos
Ainda em relação ao curso de medicina, quatro instituições ficaram sem avaliação por não terem formandos ou por possuírem número reduzido de concluintes. Outros 119 cursos receberam nota 4; 156, nota 3; 22 tiraram nota 2; e dois, nota 1.

O conceito final do Enade é composto pelas avaliações do desempenho dos estudantes, infraestrutura e instalações da instituição, recursos didático-pedagógicos, corpo docente e um questionário respondido pelos estudantes.

Saúde na frente
Ao todo, o Enade 2023 avaliou 9.812 cursos em todo o Brasil. De acordo com o MEC, numa escala de 0 a 100, os cursos da área de saúde e bem-estar que mais se destacaram foram:

Medicina: 65

Fisioterapia: 53,67


Também se destacaram cursos das áreas de:

Arquitetura e urbanismo: 56,94

Engenharia ambiental: 55,22

Segurança do trabalho: 52,62


Áreas avaliadas
Em 2023, o Enade avaliou os seguintes cursos de bacharelado: agronomia, arquitetura e urbanismo, engenharia ambiental, engenharia civil, engenharia de alimentos, engenharia de computação, engenharia de controle e automação, engenharia de produção, engenharia elétrica, engenharia florestal, engenharia mecânica e engenharia química.

Na área de saúde, foram avaliados: biomedicina, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia e zootecnia.

Na área tecnológica, participaram os formandos dos cursos de agronegócio, estética e cosmética, gestão ambiental, gestão hospitalar, radiologia e segurança do trabalho.

Ensino a distância
Entre os 7.857 cursos presenciais avaliados, 492 obtiveram nota máxima (o que representa 5% do total). Já entre os cursos a distância, 623 foram avaliados e apenas seis alcançaram o mais alto conceito (0,9%).




Fonte: Agência Brasil — Agência Brasil – Apenas seis cursos de medicina têm nota máxima no Enade
Texto de Luiz Cláudio Ferreira, edição de Sabrina Craide.